"NOSSA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA
NOSSO CORAÇÃO A PALAVRA CRISTÃ"

Regimento 2012 - 2013 e Ficha de Pré-Inscrição


Regimento para o ano 2012-2013

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
Chico Xavier

1. Boas Vindas

Nós, voluntários e amigos da INFÂNCIA MISSIONÁRIA MEU PEQUENO JESUS, desejamos a todos as boas vindas.
Esperamos que possamos estar juntos e, juntos, superar os obstáculos para realizarmos o melhor trabalho possível e alcançar nossos objetivos e sonhos.

2. Nossa História e Missão

INFÂNCIA MISSIONÁRIA "MEU PEQUENO JESUS trata-se de um projeto cristão e educacional formado por um grupo de pessoas falantes de português ou que tem o português como língua de herança.
O grupo compreende profissionais da área de Educação, Arte e Cultura, pais e seus filhos entre 3 e 12 anos de idade.
O projeto existe desde 24 de Julho de 2009 e foi criado por Keith Reis, Mauro Oliveira, Fabrício Amanajás e Thiago e Juliana Tonussi, com o apoio do padre José Oswaldo de Araújo.
É um projeto de natureza comunitária, filantrópica e sem finalidade lucrativa. Baseado em valores da fé católica, a Infância Missionária Meu Pequeno Jesus, realiza aulas de português, dança, teatro e outras atividades artístico-culturais, com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de aquisição e incremento da cultura e conhecimento com elementos norteadores pautados no Mundo da língua portuguesa.
As atividades acontecem dentro do espaço físico da Igreja St Anne’s. Também realizamos passeios educativos à locais e eventos de interesse cultural ou religioso que serão programados no decorrer do período.

3. Quem somos

• PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS
Cabe aos profissionais voluntários desenvolver suas funções com dignidade e respeito diante dos compromissos assumidos com o grupo, especialmente para com as crianças, para as quais somos exemplos pelas nossas ações.
É de responsabidade de todos contribuir para o desenvolvimento de um trabalho em equipe, procurando ser sempre pontual e participar das reuniões periódicas.
Cabe lembrar que é de responsabilidade dos professores: planejar, ministrar e avaliar seus alunos, assim como registrar ausência e presença em todas as aulas.

Segue a relação de voluntários e suas funções neste início do ano 2012-2013.

Keith Reis (Coordenação Geral)
Thiago Tonussi (Português e Secretaria)
Creusa Santos (Português)
Juliana Tonussi (Português e Apoio Pedagógico)
Elilia Reis (Dança Criativa e Drama)
Rosecleia Generozo (Educação Física)
Marcelo Bernardes (Apoio Técnico)

• “ANJO DA GUARDA” : Voluntários CO-RESPONSÁVEIS


Voluntários CO-RESPONSÁVEIS: Todos os pais de alunos, sem exceção.
O envolvimento dos pais no projeto é fundamental para alcançarmos os objetivos sonhados e criar uma malha de apoio e motivação. Assim sendo, os pais serão frequentemente questionados sobre o suporte que oferecem ao projeto. Todos, sem excessão, deverão realizar o trabalho de Mãe anjo, Pai anjo ou simplesmente de Anjo da guarda previamente agendado. Os Anjos responsavéis que não puderem comparecer ao sábado agendado deverão buscar um outro pai que faça parte do projeto para substituí-lo. Em caso de que não possa vir e nem consiga outro pai para substituí-lo, esta ausência contará como falta para o filho ou filha. Somando-se ao número de três faltas permitidas anualmente.
Segue abaixo as obrigações e funções do “anjo” e o calendário com as datas será entregue periodicamente.

Antes do início das atividades :

- Chegar 15 minutos antes do início das atividades.
- Verificar o estado dos banheiros e assegurar-se que possuem papel toalha, papel higiénico e sabão.
- Preparar os lixos (reciclável e não reciclável).
- Aspirar o solo das salas.
- Passar um pano sobre as mesas.
- Ajudar no recebimento das crianças (pedí-las que usem o banheiro, lavem as maos, verificar se estão uniformizadas).
- Após iniciada as atividades, aguardar com os alunos que chegarem atrasados para que todos entrem juntos, lembrando que o tempo de tolerância do atraso será de 10 minutos.

Durante o decorrer das atividades:

- Auxiliará ambos professores no cuidado dos alunos e na realização das atividades, porém, sem interferir em qualquer situacao relacionada a autoridade do professor em sala, revezando-se de uma sala à outra durante o horário das aulas.

Intervalo:

Ajudara a supervisionar esse momento, registrando no Livro dos Anjos, qualquer ocorrência que considere pertinente, relacionada a integração entre os alunos.

Ao final das atividades:

- Reunir todas as crianças para a oração final.
- Fazer a saída dos alunos entregando-os ao responsáveis.
- Retirar os lixos das salas e ajudar organizá-las.
- Verificar o estado dos banheiros e retirar os produtos higiênicos postos anteriormente.

• TURMAS DE ALUNOS

É de suma importância que os alunos participem das aulas assiduamente, realizem a leitura semanal com o auxílio dos pais e falem português durante o período em que estiverem dentro do Infância Missionária Meu Pequeno Jesus.
Os alunos são divididos em três turmas segundo suas idades, segue abaixo a lista para 2012-2013

ARCA DE NOÉ – 3-5 anos
BOM-PASTOR 6-8 anos
MISSIONÁRIOS 9-12 anos

4. Materiais e Recursos

• UNIFORME

- CAMISETA BRANCA DA INF. MISSIONÁRIA
- CALÇA CINZA MOLETOM
- SAPATILHA DE DANÇA
- TENIS

*** PEDIMOS GENTILMENTE QUE OS PAIS TRAGAM SEUS FILHOS JÁ PREPARADOS PARA AS ATIVIDADES.

• MATERIAL ESCOLAR

- COLA
- TESOURA
- LÁPIS DE COR
- LÁPIS DE ESCREVER
- RÉGUA - APONTADOR
- BORRACHA
- CANETINHA
- CADERNO

O MATERIAL DEVERÁ SER TRAZIDO TODOS OS SÁBADOS. OS PAIS SERÃO AVISADOS SOBRE QUALQUER OUTRO MATERIAL QUE O PROFESSOR JULGUE NECESSÁRIO NO DECORRER DAS AULAS.

5. Horários

Uma vez matriculado, o aluno deverá participar de todas as atividades desenvolvidas nas diferentes áreas oferecidas, devendo respeitar horário das aulas que acontecem aos sábados das 14:00 às 17:30, com um intervalo de 30 minutos.
A tolerância para eventuais atrasos é de 10 minutos.

 A Infância Missionária Meu Pequeno Jesus, não assumirá responsabilidade por alunos que permacerem nas dependências da Igreja após o horário de aula.

Não serão permitidas mais que três faltas anuais, sem justificativa, em qualquer das aréas. Caso isso venha a acontecer o aluno perderá o direito a vaga.

6. Eventos

A Infância Missionária Meu Pequeno Jesus possui dois importantes e imprescindíveis eventos em seu calendário: o “Hosana Kids”, que acontece junto com o Hosana Londres, e a nossa “Gincana Do Mundo da Língua Portuguesa”. Ambos são eventos de caráter obrigatório para todos os pais e alunos da Infância Missionária Meu Pequeno Jesus. Ambos eventos terão suas datas definidas no começo do ano em Janeiro e costumam acontecer, respectivamente, nos meses de abril e julho.

Importante ressaltar, que pela natureza cristã do projeto, a Infância Missionária Meu Pequeno Jesus, durante o decorrer do ano e de forma assídua, organiza a Missa Solene uma vez ao mês.
A Infância Missionária Meu Pequeno Jesus, também esta igualmente envolvida no calendário das Celebrações Cristãs da Igreja St. Annes.

7. Reuniões e Encontros:

Das 17:30h as 18:30h.

• PAIS E MESTRES: quadrimestral com agendamento prévio.

• ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA: todo último sábado do mês.

8. Contatos

St Annes Church Underwood Road
E1 5AW
Whitechapel – London U.K
Telefone: 07895317532 (aberto só aos sábados das 13 às 17 horas)

Blog:


E-mail: meupqnojesus@hotmail.co.uk


“NOSSA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA NOSSO CORAÇÃO A PALAVRA CRISTÔ



9. Termo de Compromisso

Diante das informações contidas no Regimento da Infância Missionária Meu Pequeno Jesus para o ano de 2012-2013, declaro estar ciente das condições, organização e funcionamento do projeto, assim como de minhas obrigações como co-responsável e autorizo a participação de meu filho (a) __________________________________, inclusive nas atividades que virão a acontecer dentro e fora da Igreja St A’nnes. Londres, 03 de agosto de 2012.


________________________________
assinatura do responsável


Ficha de pré-inscrição para o ano 2012 -2013.




Infância Missionária "Meu Pequeno Jesus" -


Dados para pré-inscrição das turmas 2012-2013

Esta é uma pré-inscrição que não dará de modo automático a vaga ao seu filho e/ou filha. Ela servirá de base para a formação de nossas turmas. E, consequentemente, dará ao seu filho e/ou filha a possibilidade de obter uma das vagas dentro das turmas formadas. Prioridade será sempre dada aos alunos e alunas que já fazem parte do projeto e àqueles que fazem parte da Comunidade Católica Brasileira de Whitechapel. Esclarecendo, que de nenhum modo seu filho e/ou filha não obterá a vaga por motivos ou diferenças religiosas, de nacionalidades ou culturais. A Infância Missionária "Meu Pequeno Jesus" estará sempre disposta e desejosa de atender e acolher a todos. Se há uma limitação de vagas é por questões de segurança e organização. Enquanto tenhamos o número de vagas e turmas para o ano 2012-2013, entraremos em contato com o senhor ou senhora. Aconselhamos a todos os pais interessados a vaga que leiam nosso "Regimento 2012-2013" antes de fazer a pré-inscrição. O "Regimento" está disponível para consulta em nosso blog:

http://infanciamissionariameupequenojesus.blogspot.co.uk/p/regimento-2012-2013.html


Ficha de pré-inscrição para o ano 2012 -2013: (clicar no link abaixo)

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dGJuX1ljTHRTbHdXMWNDcjJKaGxteEE6MQ

Por favor preencher a ficha até o dia 23/07/2012

A Infância Missionária "Meu Pequeno Jesus" agradece.

No comments:

Post a Comment